quarta-feira, 12 de junho de 2013


O MOVIMENTO ESTUDANTIL

 
Quero falar da luta pelo direito de classe estudantil, que era uma constante perene na vida de meu querido irmão Vande, e o farei ilustrando o texto com fotos gentilmente cedidas por seu amigo Alex Campos.

O movimento estudantil é um movimento social, que como tal se dedica à construção de um projeto de sociedade melhor, atuando principalmente na luta por uma educação de qualidade.

E entende-se por educação de qualidade aquela formadora de cidadãos conscientes e humanos, e não somente quando está em atividade uma fábrica de diplomas amestradora do sistema egoísta e mercadológico.

Nessa luta entram todos os aspectos envolvidos na educação, desde um programa de ensino comprometido com a formação cidadã, até a reivindicação  de direitos estudantis com gratuidade de ensino, taxas de transporte público justas, que permitam a mobilidade do estudante, moradia estudantil para quem vem de longe, etc.

O Vande sempre atuou em Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE), e soube reivindicar os direitos dos estudantes. Ele amava estar envolvido nesses movimentos, a sua alegria era evidente nessa empreitada.

Os manifestos feitos pelos estudantes costumava movimentar a cidade de Sorocaba, e ele participava de diversos congressos, onde se discutia os direitos dos estudantes. Ele era um dos líderes, eu cheguei a participar de um desses eventos e senti muito orgulho de suas idéias e iniciativas. A sua bandeira era a busca constante de uma educação de qualidade e, por definição, de horizontes melhores para a nossa sociedade.

O que caracteriza quem participa desse tipo de movimento é a paixão que inflama e contagia quem é tocado por ela, e não lhe permite mais agir em conformidade com a injustiça ou o egoísmo do mundo. Entender porque essas coisas existem é dever de todos, pois a responsabilidade social ao menos deveria ser um instinto do ser humano, como seres coletivos que somos.

Essa foi a luta que travou meu irmão Vande, da qual sempre vou me orgulhar e achei importante deixar registrado nesse blog.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário